Portugal com maior subida da Europa no desemprego jovem

Portugal com maior subida da Europa no desemprego jovem
| Economia
Porto Canal (CYO)

Portugal registou a maior subida na taxa de desemprego jovem da Europa entre Julho e Agosto, segundo indicou a Eurostat, esta quarta-feira.

A subida no nível de desemprego jovem foi de 0,6% percentuais, sendo que a referida taxa nacional subiu de 31,2% em Julho para 31,8% em Agosto. Agora, em Portugal, há 116 mil jovens sem trabalho, menos do que em mesmo período do ano anterior.

Itália teve o segundo pior agravamento, de 0,3% levando a taxa de desemprego jovem para 40,7%, seguindo-se de França, com um aumento de 0,2% , com a taxa a subir para 24,5%. Espanha piorou uma décima, mas é o país que apresenta o maior número de desemprego jovem de toda a União Europeia (48,8%). A Letónia e a República Checa foram os países que apresentaram mais descidas.

Os sinais de agravamento do mercado de trabalho estão a acontecer por toda a Europa, coincidindo com notícias de que a economia estar “a perder gás” e de que a zona euro pode estar a arriscar uma deflação. O desemprego médio da zona euro manteve-se em 11%, o que significa que 17,6 milhões de pessoas estão sem trabalho, e subiu para 22,3% no caso dos jovens, passando a ter 3,1 milhões de jovens desempregados.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.