Dismaland Calais é o novo projecto de Banksy que quer construir abrigos para refugiados

Dismaland Calais é o novo projecto de Banksy que quer construir abrigos para refugiados
| Mundo
Porto Canal (CYO)

Dismaland foi o mais ambicioso projecto que Banksy desenvolveu no Reino Unido e que recebeu cerca de 150 mil visitantes. O que se segue após o seu encerramento é um novo projecto ‘Dismaland Calais’ que tem como objectivo ajudar à construção de abrigos para os refugiados.

Em Agosto, Banksy anunciou a abertura do seu sombrio parque de diversões, uma mega exposição com colaboração de mais de 50 artistas, como se de uma Disneyland em ruínas se tratasse. Essa exposição, que duraria pouco mais de um mês, teve 150 mil visitantes em cinco semanas e, apesar da esperança de que se prolongasse, acabou por encerrar.

No entanto, no último dia da exposição foi anunciado o novo projecto: a Dismaland Calais. O projecto já está em curso e, contrariamente ao esperado, não se vai tratar de uma nova exposição mas sim de uma ajuda aos refugiados que acampam em Calais na esperança de chegar até Inglaterra. Assim, Banksy vai desmantelar o seu parque para enviar para a cidade de Calais todos os materiais possíveis que possam ajudar à construção de abrigos.

A crise dos refugiados já estava presente em Dismaland, sendo que um barco cheio de refugiados era uma das atracções do parque. Calais é um dos principais centros de migração mais frequentados e perigosos da Europa. A estimativa é de que estão ali acampados entre três mil e quatro mil migrantes e todos os dias chega mais de uma centena de migrantes que pretendem chegar a Inglaterra.

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.