47 ninhos de vespa asiática foram eliminados em Gondomar desde o início do ano 

47 ninhos de vespa asiática foram eliminados em Gondomar desde o início do ano 
| Norte
Porto Canal (CYO)

Desde Janeiro deste ano, foram destruídos em Gondomar 47 ninhos de vespa asiática, estando ainda outros sete em fase de eliminação.

A Câmara Municipal de Gondomar informou no seu portal oficial na Internet que, para além dos 47 ninhos de vespa asiática já eliminados e dos sete ainda em fase de eliminação, o Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) registou 105 ocorrências de munícipes, apesar de 48% terem sido considerados falsos alarmes.

A autarquia alerta para que, após suspeita de ninho ou exemplar da vespa velutina (mais conhecida por vespa asiática), deve-se informar o SMPC, através da Junta de Freguesia ou da Câmara Municipal, e colocar o registo com fotografia no ‘site’ www.sosvespa.pt. Já o local onde se encontrar o ninho deve ser isolado, sem nunca mexer nele.

Segundo dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a presença da vespa asiática em Portugal é conhecida desde 2011 e encontra-se circunscrita a concelhos do norte do país.

+ notícias: Norte

Obras condicionam trânsito na A1 durante a noite em Aveiro

O trânsito na Autoestrada 1 (A1) vai estar condicionado durante as noites desta semana na zona de Aveiro Sul devido a trabalhos de manutenção, anunciou esta terça-feira a Brisa Concessão Rodoviária (BCR).

Ruas de Braga vão sofrer cortes no abastecimento de água esta quarta-feira

O abastecimento de água em várias ruas da freguesia de S. Victor, em Braga, vai sofrer um corte entre as 14h00 e as 16h00 de quarta-feira, devido a uma intervenção numa conduta, anunciou esta terça-feira o município.

'Simplex' urbanístico veio sobrecarregar técnicos, defendem vereadores de autarquias do Norte

Os vereadores do urbanismo das câmaras de Braga, Porto e Vila Real realçaram esta terça-feira que as principais alterações patentes no 'simplex' da habitação acabaram por sobrecarregar os técnicos com trabalho e responsabilidade, pedindo correção de normas incorretas.