Menos alunos na 2.ª fase do Ensino Superior

Menos alunos na 2.ª fase do Ensino Superior
| País
Porto Canal (LYV)

Mais de 17 mil estudantes continuam à procura de lugar num curso disponibilizado pelos instituitos de Ensino Superior. 13 mil vagas estão disponíveis nas instituições públicas. 

A 1ª fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior, relativo ao ano corrente, registou um aumento de procura, a 2ª fase está a ser ligeiramente menos concorrida. Embora ainda faltem algumas horas para o término do prazo final de envio da candidatura - que termina à meia-noite desta sexta-feira -, até ao momento, registam-se menos 361 estudantes inscritos face ao ano passado. Dentro dos 17 mil interessados, nem todos conseguirão adquiri uma das 13 mil vagas que ainda estão disponíveis nas intituições públicas. 

Segundo a Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES), até à meia-noite de quinta-feira, submeteram a sua candidatura 17.131 estudantes, menos 2% em relação ao número de candidatos do ano anterior. Este decréscimo era expectável, segundo os especialistas, porque a 1ª fase foi a mais concorrida desde 2010, graças à melhoria da prestação dos estudantes nos exames nacionais do ensino secundário. 

Os resultados, relativos à 2ª fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior, serão divulgados na próxima quinta-feira. Contudo, os alunos "excluídos" terão ainda a oportunidade de ingressarem no Ensino Superior, pois existirá uma 3ª fase, que decorre  entre os dias 1 e 5 de Outubro.

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.