Menos livros e jornais em Portugal

Menos livros e jornais em Portugal
| País
Porto Canal (LYV)

Estudos demonstram que as publicações impressas - jornais e revistas - estão em decréscimo, perdendo força face à era digital. O sector livreiro também tem vindo a perder força, com o decréscimo da venda de livros, o encerramento de cada vez mais editoras e a dificuldade, por parte das livrarias, se imporem no mercado face às grandes superfícies de venda a retalho. 

Segundo um estudo realizado entre Fevereiro e Junho de 2014, denominado por "Comércio Livreiro em Portugal - Estado da Arte na segunda década do século XXI", encomendado pela APEL ao Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), demonstra que em 2004 havia 694 livrarias. Oito anos depois, já só se registavam 562 livrarias. Esta quebra acentuou-se principalmente com a crise económica e financeira, que se iniciou em 2008, como aferiu José Soares das Neves, investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), em declarações ao Expresso.

Foi exactamente a partir desse período, que se começou a verificar “a adopção, por parte dos grandes canais de comercialização, de estratégias mais agressivas do ponto de vista comercial e promocional, que vieram prejudicar as livrarias independentes”, como afirmou José Soares das Neves, esse tipo de campanhas promocionais e práticas concorrenciais duras já existiam anteriormente, contudo foi nesse período que se agudizaram.

Em 1996, o Governo aprovou a Lei do Preço Fixo, que estabelece a fixação de um preço de venda ao público de livros que tenham sido publicados há menos de 18 meses (inclusive), não podendo ser vendidos com descontos superiores a 10%. A lei foi alterada, em Junho deste ano, no sentido de criar regras mais claras de fixação de preços para facilitar a fiscalização pela Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC). Contudo, a fiscalização desta legislação continua a ser um dos maiores dramas dos livreiros independentes, pois ainda "existe desequilíbrio da concorrência, e isso afecta não só os livreiros, como também os pequenos editores e a diversidade cultural", como explicou ao jornal Expresso, Jaime Bulhosa, fundador da livraria Pó dos Livros.

Jaime Bulhosa considera o “Ministério da Cultural essencial”, e por isso acredita que a abolição deste organismo, por parte do actual Governo, pode ter contribuído para a quebra do volume de negócios das livrarias independentes no contexto da crise económica, e ter prejudicado, de forma semelhante, outras áreas da cultura. A abolição deste implica também um desaparecimento dos incentivos, como aferiu o fundador da livraria Pó dos Livros.

Também a venda de jornais impressos em Portugal continua a descer. Tal como é possível compreender-se através de dados recentes da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação (APCT) que revelam que entre Janeiro e Junho deste ano, se verificou uma quebra de 10 mil jornais impressos, em comparação com o período homólogo de 2014.

António Granado, jornalista e professor auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), afirma ao jornal Expresso que esta tendência não é exclusiva do nosso país e aponta dois factores essenciais para este decréscimo contínuo: "as alterações provocadas pela Internet" e a "dificuldade que os jornais tiveram em se adaptar às novas tecnologias". Acrescentou também, que a "redução drástica das redacções", fez com que os jornais perdessem "qualidade" e, consequentemente, leitores.

Granado, que outrora foi jornalista, recorda-se da chegada do digital às redacções e afirma que este foi acolhido com muitas reservas."O online era tratado como um produto de segunda, mantido sobretudo por estagiários e jornalistas que não eram do produto tradicional nem se queria que passassem a ser". Acrescentando-o que quando os jornais perceberam as potencialidades dos jornais, "já era demasiado tarde".

Contudo, o docente afirma que apesar de existirem "cada vez mais leitores [nas plataformas digitais] (…) eles não estão disponíveis para pagar porque o produto não é suficientemente bom". Segundo um estudo da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), apenas 1% dos utilizadores da Internet pagou para aceder a notícias online no último ano, número praticamente irrelevante quando se estabelece uma comparação com a média global resultante de dez países analisados pelo Reuters Institute, que é de 11%.

Em declarações ao jornal Expresso, José Carlos Vasconcelos, director do Jornal de Letras, mostra-se mais optimista, aferindo que a descida das vendas de publicações impressas se trata de uma tendência "reversível" e que estas não estão condenadas à extinção, nem mesmo com o vigor do digital. "Quando se ultrapassar esta crise económica, creio que alguns jornais vão até recuperar as vendas, pelo menos parcialmente", diz. Acredita também que o papel e o digital poderão, portanto, funcionar numa "lógica de complementaridade e interação".

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.