Alemanha mobiliza 4.000 soldados devido a afluxo de refugiados

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Berlim, 11 set (Lusa) -- Cerca de 4.000 soldados alemães vão ser mobilizados este fim-de-semana para atuarem caso se registe um afluxo em massa de refugiados, indicou hoje ao semanário Der Spiegel a ministra da Defesa alemã, Ursula von der Leyen.

"Cerca de 4.000 soldados [da Bundeswehr, o exército alemão] vão estar prontos para serem mobilizados em caso de urgência e apenas neste fim-de-semana", indicou.

A ministra insistiu que apenas serão utilizados como um reforço em caso de "urgência". No âmbito da ajuda no acolhimento às dezenas de milhares de refugiados que estão a afluir à Alemanha, a divisa da Bundeswher é "o máximo de boa vontade".

Previamente, e durante uma visita a Praga, o chefe da diplomacia germânica, Frank-Walter Steinmeier, tinha afirmado que o país aguarda 40 mil novos refugiados neste fim-de-semana, uma previsão que o Ministério do Interior e a polícia não confirmaram à agência noticiosa AFP.

A Alemanha diz-se disponível para acolher 800 mil requerentes de asilo em 2015, quatro vezes mais que em 2014 e um recorde na Europa.

Ursula von der Leyen explicou ainda que os refugiados vão ser acolhidos em quartéis, separados dos soldados por barreiras de segurança, como já sucede em 27 edifícios da Bundeswher em todo o país.

PCR // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.