Refugiados jovens alvo de recrutamento de fundamentalistas na Alemanha

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Berlim, 11 set (Lusa) - Os requerentes de asilo, recém-chegados à Alemanha, especialmente os jovens que estão sozinhos, interessam aos fundamentalistas muçulmanos que os tentam recrutar, disseram os serviços de informações alemães, citados pela agência noticiosa alemã DPA.

"Os salafistas procuram abordar os jovens refugiados não acompanhados, que chegam ao nosso país sem família e que procuram apoio", explicou na quinta-feira um porta-voz dos serviços de informações da Baviera (sul) à DPA.

De acordo com esta fonte, as tentativas de contacto acontecem principalmente nas imediações dos centros de acolhimento, mas também, de forma mais isolada, perto da estação ferroviária de Munique, à qual chegaram milhares de refugiados nos últimos dias.

"Os fundamentalistas querem usar a precariedade e o desespero dos refugiados para os desviar para os seus próprios fins", acrescentou.

Na terça-feira, os serviços de informações da Renânia do Norte-Vestfália afirmaram que também nesta região os fundamentalistas entram em contacto com os requerentes de asilo através de alegadas organizações de solidariedade.

"Vamos informar e sensibilizar os funcionários das estruturas de acolhimento sobre este contexto e os métodos usados nestas tentativas de aproximação", anunciou o porta-voz, também citado pela DPA.

Ao abrigo dos sistemas de quotas em vigor na Alemanha, a Renânia do Norte-Vestfália e a Baviera são as duas primeiras regiões de acolhimento dos refugiados, com 21% e 15%, respetivamente, dos recém-chegados.

A Alemanha prevê receber 800 mil pedidos de asilo este ano, ou seja, quatro vezes mais do que no ano anterior. Os sírios, que fogem do país devastado pela guerra, formam o primeiro grupo de candidatos ao estatuto de refugiado.

EJ // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.