Face Oculta e Lava-Jato: qualquer semelhança é pura coincidência

Face Oculta e Lava-Jato: qualquer semelhança é pura coincidência
| Política
Porto Canal (LYV)

A revista brasileira Veja determina pontos de ligações entre as investigações "Face Oculta" e "Lava-Jato". O candidato à presidência da República Portuguesa, Paulo de Morais, concedeu uma entrevista à revista para comentar os casos dos dois lados do Atlântico.

A revista brasileira "Veja" - que semanalmente imprime 1,5 milhões de exemplares - esmiuçou, ao longo de oito páginas, as semelhanças entre dois casos de corrupção, separados pelo Atlântico: "Lava-Jato" e "Face Oculta". 

A publicação resume o caso Face Oculta como o "maior escândalo de corrupção da história do país", afirmando que "as empresas amigas do Governo socialista, eram beneficiadas com contratos em órgãos públicos e retribuíam pagando comissões a políticos", sendo esta última afirmação, um ponto partilhado por ambos os casos. 

Ao longo do artigo, a revista apresentando outros pontos de ligação: ambos os casos começaram com pequenas investigações - no caso do Lava-Jato investigou-se um discreto posto de gasolina, por sua vez, a Face Oculta iniciou-se com a investigação de uma casa de câmbio -, mas à medida que esta se foram desenvolveram, ganharam contornos colossais. Também os responsáveis pelos julgamentos são comparados, visto que tanto o juiz brasileiro Sergio Moro como o juiz português Carlos Alexandre são reconhecidos por serem implacáveis.

A principal distinção entre os casos tem que ver com as repercussões para os grandes protagonistas de ambas as histórias. Enquanto José Sócrates foi detido - sendo que no momento se encontra em prisão domiciliária -, Lula da Silva continua em liberdade, embora tenha sido investigado. 

O candidato à presidência da República Portuguesa, Paulo de Morais, concedeu uma entrevista à revista para comentar os casos dos dois lados do Atlântico, defendendo que  “quem deixa roubar, está roubando também” e denuncia um "triângulo de corrupção" que envolve Portugal, Brasil e países de África, como Angola.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.