Operação Marquês: Serviços Prisionais não receberam pedido de prisão domiciliária de Vara

Operação Marquês: Serviços Prisionais não receberam pedido de prisão domiciliária de Vara
| País
Porto Canal (MPM)

O pedido de transferência Armando Vara para prisão domiciliária ainda não chegou aos Serviços Prisionais. Deverá acontecer esta semana, após a análise do juiz ao relatório dos serviços.

O Tribunal Central de Instrução Criminal ainda não enviou o pedido para que Armando Vara, que se encontra detido, possa cumprir a ordem de prisão domiciliária. Fonte da Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Sociais (DGRSP), garantiu à agência Lusa que até à manhã desta segunda-feira, não tinha recebido o expediente do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC). Até ao final do dia será entregue um relatório dos serviços prisionais ao juiz, que após a sua análise, poderá dar a ordem para que Armando Vara seja colocado em prisão domiciliária, com vigilância electrónica.

Armando Vara, foi detido esta quinta-feira, indiciado pelos crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção passiva. O ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos e antigo ministro socialista, encontra-se agora no Estabelecimento Prisional Anexo à Polícia Judiciária, em Lisboa, enquanto aguarda autorização para regressar a casa, para cumprir a ordem de prisão domiciliária, decretada pelo juiz Carlos Alexandre na sexta-feira.

Tiago Bastos, advogado de Armando Vara discordou da medida de coacção aplicada pelo juiz, que considerou que existia perigo de perturbação do inquérito e também perigo de fuga, embora reduzido. O advogado do arguido alegou que Armando Vara tem, desde 2009, um contencioso com a justiça (processo Face Oculta) e nunca faltou a nenhum acto processual, "nem deixou de cumprir todas as suas obrigações".

A detenção foi realizada no âmbito da Operação Marquês, e tem em José Sócrates, antigo primeiro-ministro português, o mais mediático entre os nove arguidos do processo. Sócrates é, aliás, o único que se encontra em prisão preventiva, suspeito de fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais.

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.