Portugal em 25.º lugar no Índice de Liberdade Humana liderado por Hong Kong

Portugal em 25.º lugar no Índice de Liberdade Humana liderado por Hong Kong
| País
Porto Canal

Portugal é o 25.º de 152 países analisados na primeira edição do Índice de Liberdade Humana, divulgado hoje pelo instituto norte-americano Cato, numa lista encabeçada por Hong Kong, Suíça e Finlândia.

"O índice que é hoje apresentado elenca uma vasta análise da liberdade humana, entendida como a ausência de constrangimentos coercivos, e usa 76 indicadores de liberdade pessoal e económica" em áreas como o cumprimento da lei, a segurança, a circulação, a religião, o tamanho do Governo ou as relações individuais.

De acordo com os autores Ian Vásquez e Tanja Porcnik, o Índice de Liberdade Humana (HFI, no original em inglês) "é o índice mais abrangente criado até agora para um conjunto suficientemente significativo de países", e consegue estabelecer uma relação direta entre a liberdade humana e a democracia, sendo Hong Kong uma exceção.

Usando uma escala de 0 a 10, em que 10 representa o maior nível de liberdade, a análise das 76 alíneas que constituem o índice mostra uma média de 6,96 nos 152 países analisados.

Os dez países com maior liberdade humana são Hong Kong, Suíça, Finlândia, Dinamarca, Nova Zelândia, Canadá, Austrália, Irlanda, Reino Unido e Suécia, aparecendo os Estados Unidos na 20.ª posição na lista que tem nos piores lugares Myanmar (antiga Birmânia), a República Democrática do Congo e o Irão.

Por países, constata-se que os maiores níveis de liberdade estão na Europa e na América do Norte, e os menores no Médio Oriente, África subsariana e sul da Ásia.

"Os países no topo da lista da liberdade humana beneficiam de um rendimento individual significativamente maior", o que sugere que existe "uma forte correlação entre a liberdade humana e a democracia", lê-se no estudo hoje divulgado.

+ notícias: País

Mais de 230 centros de saúde com horário alargado e 15 abertos 24h/dia

Em resposta à Lusa, a DE-SNS explicou que, a meio de dezembro, 231 unidades já funcionavam em horário complementar ao sábado, 193 ao domingo e 189 em dias de feriado, para alargar a oferta aos utentes e permitir evitar idas às urgências de situações não emergentes.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.