Cruz Vermelha de Braga quer alargar projecto "Housing First"

Cruz Vermelha de Braga quer alargar projecto "Housing First"
| Norte
Porto Canal (DYP)

A Cruz Vermelha de Braga quer alargar projecto "Housing First" relacionado com uma vertente solidária vocacionada para os sem-abrigo.

O projecto " Housing First" é uma iniciativa que concede habitações dignas a sem-abrigo, retirando-os da rua e levando-os a iniciar um processo de autonomização, uma vez que esta iniciativa conta já com números bastante satisfatórios.

A dinâmica deste projeto, sintetiza-se em 3 etapas centrais:

1º Etapa: Atribui-se um T0 ou T1 a um sem-abrigo de longa duração que irá pagar pela renda de casa um valor correspondente a 30% do seu rendimento;

2º Etapa: Uma vez nas casas são acompanhados por técnicos da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa que os apoia não só na integração na rede local como a viver numa casa;

3º Etapa: Enquanto não se autonomizam, a Cruz Vermelha suporta as despesas relativas à manutenção da casa.

Este projeto teve inicio há cerca de 25 anos, nos Estados Unidos, com taxas de sucesso da ordem dos 85%. Em Braga iniciou em junho de 2014, com 3 casas e 4 pessoas, tendo sido obtidos, até ao momento, resultados bastante encorajadores.

Até ao momento esta iniciativa conta já com 5 casas habitadas com todas as condições básicas que o beneficiários necessitam.

+ notícias: Norte

Novas informações sobre camião que tombou na A1 

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).

Homem e mulher detidos por suspeitas de sequestro de jovem em Viseu

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta segunda-feira a detenção de um homem e de uma mulher, em Viseu e em Coimbra, suspeitos dos crimes de sequestro, roubo, ofensa à integridade física grave e detenção de arma proibida.

PS critica "brutal aumento" do número de funcionários na Câmara de Braga

A vereação socialista da Câmara de Braga criticou esta segunda-feira o “brutal aumento” do quadro de pessoal no município em 2024, apontando para uma subida de 380 funcionários em relação ao ano passado.