Presidente da União de Bancos pede apoio dos gregos ao sistema bancário

| Economia
Porto Canal com Lusa

Atenas, 17 ago (Lusa) - A presidente da União de Bancos grega, Luka Katseli, pediu hoje aos cidadãos para depositarem dinheiro nos bancos, demonstrando apoio ao sistema bancário da Grécia, onde continua o controlo de capitais.

"Agora é a vez dos cidadãos gregos demonstrarem ativamente o seu apoio ao sistema bancário", afirmou, em declarações à agência grega Amna.

Katseli considerou a decisão do Eurogrupo de injetar 10 mil milhões de euros na recapitalização da banca como "um passo importante para reconstruir a confiança no sistema bancário grego" e considerou que agora "é a vez" dos depositantes.

O acordo para um terceiro programa de resgate à Grécia prevê a transferência imediata de 10 mil milhões de euros para os bancos.

Outros 15 mil milhões de euros podem ser desembolsados após uma primeira avaliação do programa de resgate antes de 15 de novembro, tendo em conta a análise da qualidade dos ativos e os testes de resistência a que serão submetidos os bancos, entre outras exigências.

EO // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.