Ex-presidente de empresa pública detido pertence ao grupo CP

| País
Porto Canal com Lusa

O ex-presidente de uma empresa pública de transportes detido por suspeitas de peculato e abuso de poder pertence ao grupo CP, havendo suspeitas de mais envolvidos em Portugal e Angola, disse hoje à Lusa fonte da PJ.

A Polícia Judiciária anunciou hoje, em comunicado, a detenção, no aeroporto de Lisboa, de um ex-presidente de uma empresa pública da área dos transportes, por suspeitas de crimes de peculato e abuso de poder praticados no âmbito de uma ação de cooperação com Angola.

Em declarações à Lusa, fonte da PJ acrescentou que a detenção ocorreu "na quinta-feira passada ao final da tarde/início da noite" no aeroporto de Lisboa, referindo haver ainda "indícios de mais pessoas envolvidas [no caso] no âmbito de ações de formação em Portugal e Angola" na área dos transportes.

A mesma fonte não adiantou mais pormenores, uma vez que a investigação prossegue "com vista à continuação de recolha de prova e ao apuramento total das responsabilidades criminais dos envolvidos".

Na nota da PJ lia-se que o detido - atualmente quadro de uma empresa pública na área dos transportes -- foi presente a tribunal, tendo-lhe sido decretado o pagamento de uma caução de 37.500 euros como medida de coação.

O detido foi ainda suspenso de "funções públicas ou exercício de cargos de gestão pública" e proibido de se ausentar para fora do país.

O comunicado referia ainda que no âmbito da operação, desencadeada pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), foram realizadas buscas, tendo sido apreendido diverso material relacionado com a prática da atividade criminosa em investigação.

O valor do benefício ilícito apurado até ao momento é de 100 mil euros.

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.