Bruxelas "toma nota" da abertura da bolsa grega, mas sem comentar

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 03 ago (Lusa) -- A Comissão Europeia afirmou hoje que tomou nota da abertura da bolsa de Atenas, que iniciou a sessão em queda de mais de 22%, depois de cinco semanas encerrada, mas escusou-se a fazer qualquer comentário sobre a situação.

O principal índice bolsista grego (ASE) iniciou hoje a semana a cair 22,87%, uma queda já esperada pelos analistas devido às restrições resultantes do controlo de capitais em vigor na Grécia.

"A Comissão Europeia toma nota da decisão das autoridades competentes gregas de reabrir a bolsa de Atenas este 03 de agosto", afirmou hoje a porta-voz comunitária Mina Andreeva, num encontro com os media.

No entanto, "não temos qualquer comentário sobre a evolução dos mercados, como é habitual", acrescentou.

A bolsa de Atenas reabriu depois de estar encerrada durante cinco semanas devido ao controlo de capitais imposto pelo Governo grego e pela realização do referendo sobre a proposta dos credores.

Apesar das perdas, a bolsa grega conseguiu aliviar a queda perto do fecho, quando passou a recuar cerca de 16%.

ALU/(CSR)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.