Tsipras afirma que podem acusar Varoufakies de ter mau gosto em camisas mas não sobre os seus planos políticos

Tsipras afirma que podem acusar Varoufakies de ter mau gosto em camisas mas não sobre os seus planos políticos
| Mundo
Porto Canal (AYS)

O primeiro-ministro grego saiu em defensa do antigo ministro das Finanças. "Podem culpá-lo pelos seus comentários, pelos seus planos políticos, pelo mau gosto para as camisas, pelas suas férias na ilha de Aegina", afirmou Alexis Tsipras no Parlamento.

Tsipras admitiu saber do Plano B de Varoufakis para a Grécia sair do euro, mas rejeita a ideia que fosse para "roubar o dinheiro do povo grego".


“Mas não o podem acusar de ser trapaceiro, não podem dizer que roubou o dinheiro do povo grego, não podem dizer que tinha um plano secreto para afundar o país". Concluiu o primeiro-ministro grego.


Depois do conhecimento do suposto Plano B de Varoufakis e da autorização de Tsipras para a preparação de plano de emergência para um sistema de pagamento paralelo que podia rapidamente ser convertido numa nova dracma, caso a Grécia saísse do euro.


Tsipras foi pressionado pela oposição a explicar o famoso “Plano B”, e admitiu que Varoufakis "cometeu erros, como todos nós", mas que o plano nunca teve como objectivo tirar a Grécia do euro. Segundo o primeiro-ministro, Varoufakis limitou-se a ter pronto um plano de contingência, caso os credores forçassem o grexit.


Numa entrevista dada Tsipras afirmou sobre Varoufakis que "um excelente economista não dá necessariamente um bom político".

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.