Líder talibã 'mullah' Omar está morto - Serviços de informações afegãos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cabul, 29 jul (Lusa) - O líder talibã 'mullah' Omar está morto, anunciou hoje em Cabul um responsável dos serviços de informações afegãos, citado pela agência de notícias francesa (AFP).

A confirmação surge horas depois de o Governo afegão ter anunciado que estava a investigar as informações relativas à morte do 'mullah' Omar, líder supremo dos talibãs afegãos, em fuga desde o fim de 2001.

O anúncio foi feito pelo porta-voz da presidência do Afeganistão, Sayed Zafar Hashemi, depois de várias fontes oficiosas terem divulgado a morte do chefe rebelde afegão.

A morte de Omar, caso se confirme, representa um revés significativo para o movimento rebelde talibã, que luta contra Cabul há quase 14 anos, a braços com divisões internas e ameaçado pela crescente presença do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na Ásia do sul.

EL (EJ) // PNG

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.