Novo Banco quer que caso com Goldman Sachs seja julgado em Portugal

| Economia
Porto Canal / Agências
Redação, 27 jul (Lusa) - O Novo Banco argumentou hoje numa audição decorrida num tribunal londrino que a batalha jurídica sobre o empréstimo de 752,5 milhões de euros montado pelo Goldman Sachs e concedido ao BES semanas antes do colapso deve decorrer em Portugal.

A notícia foi avançada pela agência de informação financeira Bloomberg, que especifica que os investidores da Oak Finance Luxembourg, o veículo de crédito montado pelo Goldman Sachs, querem que a dívida seja paga pelo Novo Banco, o banco de resolução que foi criado na sequência da intervenção do Banco de Portugal no ex-Banco Espírito Santo (BES), no início de agosto do ano passado.

Os advogados do Novo Banco, na primeira audição do processo, consideraram que o mesmo deve ser julgado num tribunal português.

Já o Goldman Sachs e os investidores da Oak Finance, onde se encontram entidades como a Paul Singer Ellitott Management e um fundo de pensões da Nova Zelândia, querem que os trabalhos judiciais decorram em Londres, no Reino Unido.

E invocam os atrasos na justiça portuguesa para suportar a sua pretensão, dizendo que a decisão do processo, caso corra em Portugal, pode ter um atraso até 16 anos.

DN // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.