Grécia diz "sim" às novas medidas dadas pelos credores

Grécia diz "sim" às novas medidas dadas pelos credores
| Política
Porto Canal (AYS)

Os votos foram favoráveis para a reformas bancárias e na Justiça. Varoufakis passou para o lado do Governo e trinta e seis deputados da ala esquerda do Syriza votaram contra.
O Parlamento grego aprovou com vasta maioria um novo pacote de medidas exigidas pelos credores para começar negociações de um novo resgate financeiro grego. Na madrugada desta quinta-feira, 230 deputados disseram sim às reformas nos sector bancário na justiça, apenas 63 se opuseram.

Estas aprovações nunca estiveram em causa, e as atenções estavam centradas nos comportamentos dos deputados mais à esquerda do Syriza. Tal como sucedeu há uma semana, quando se discutiu uma subida no IVA e surgiu uma nova revolta no maior partido do Governo.

Houve trinta e seis deputados do Syriza a votarem contra ou abstiverem-se do voto paras as reformas propostas, menos três dos 39 da semana passada. Já Yanis Varoufakis votou "sim" ao contrário da semana passada. Num artigo do site " The Press Project", explique que concordou com as medidas aprovadas na quinta-feira e que acrescenta que já as tinha proposta no passado. No entanto esta convencido que "infelizmente, o meu voto não vai ajudar o Governo e a nossa causa comum."

O grau de rigidez das medidas confirmadas nesta quinta-feira são menores do que as do IVA da semana passada. Do documento de 900 páginas essencialmente foram retiradas regras regras europeias para proteger contribuintes e pequenos depositantes no caso da falência de um banco e alterações no Código de Justiça que permitirão acelerar alguns processos.

“Fizemos escolhas difíceis, e eu pessoalmente fiz escolhas difíceis e responsáveis”, disse o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, num discurso ao Parlamento antes do voto final desta quinta-feira.

“Escolhemos um compromisso difícil para evitar os planos mais extremos dos círculos mais extremos da Europa”. acrescenta Tripras.

As contestações do Syriza continuam e incerteza do futuro do governo Grego também. Em 300 lugares do Parlamento Syriza e Gregos Independentes têm 162 deputados, 149 de Syriza e 13 pertencem ao partido de direita.

Alexis Tripras perde a maioria parlamentar sem mais de três dezenas de deputados que fazem parte no partido de esquerda. E já não esperado que a oposição europeia tem dado o "sim" as medidas exigidas, e que se mantenha do lado do Governo noutras medidas.

Com este pacote de medidas aprovado, a Grécia já pode avançar em negociações do terceiro programa. As intenções é que esteja concluido até dia 20 de Agosto no qual o país tem de reembolsar 3190 milhões ao BCE ( Banco Central Europeu), antes da conclusão das negociações o Governo Grego que afastar a hipótese de eleições antecipadas.

Apesar de tentarem afastar essa hipótese não é assunto tabu.
“Podemos ir para eleições, caso isso seja necessário”, admitiu Tsipras.

+ notícias: Política

Assembleia do Livre aprova lista para as europeias com mais abstenções do que votos a favor

A Assembleia do Livre aprovou esta noite a lista de candidatos às eleições europeias, encabeçada pelo investigador Francisco Paupério, com 13 votos a favor, 18 abstenções e seis contra.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".