Bruxelas apresenta plano de investimento de 35 mil ME até 2020

| Economia
Porto Canal / Agências
Bruxelas, 15 jul (Lusa) -- A Comissão Europeia apresentou hoje oficialmente, em Bruxelas, a disponibilização até 2020 de mais de 35 mil milhões de euros do orçamento comunitário para a Grécia, que acredita que poderão ajudar à retoma da economia.

"Se atingir o seu potencial e for bem usado (...), irá criar empregos e aumentar os níveis vida dos gregos, sendo uma base poderosa para a retoma da economia", disse o vice-presidente da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis, em conferência de imprensa.

Bruxelas, que já anteriormente tinha dado conta da intenção de disponibilizar estes fundos para a Grécia nos próximos seis anos, apresentou hoje mais detalhadamente de onde virá o dinheiro: cerca de 20 mil milhões de euros dos fundos estruturais e de investimento e 15 mil milhões de euros de políticas agrícolas.

No comunicado em que dá conta da existência deste dinheiro, que será alocado consoante os projetos de investimento na economia e em especial nas pequenas e médias empresas que as autoridades gregas apresentarem, a Comissão sublinha que a Grécia tem beneficiado de vários mecanismos para apoiar a sua economia e destaca a maior proporção de financiamento europeu de que beneficiam os seus projetos.

Refere ainda que há "um número significativo de projetos que estão atualmente em risco de não ser concluídos" e que o país corre mesmo o risco de perder dois mil milhões de euros caso não faça uso, até final do ano, dos fundos europeus ainda disponíveis referentes ao período 2007-2013.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse citado no comunicado que a Grécia já recebeu mais em "financiamento internacional do que a Europa pelo Plano Marshall após a II Guerra Mundial".

IM // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.