Maior mancha florestal de Mondim de Basto "dizimada " - autarca

| Norte
Porto Canal / Agências

Mondim de Basto, 28 ago (Lusa) -- O presidente da Câmara de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira, afirmou hoje à agência Lusa que a "maior mancha florestal" do concelho foi hoje "dizimada pelas chamas".

É com uma "dor no coração" que o autarca olha para a paisagem pintada de negro. "Nós temos 11 mil hectares de mata e parte dessa riqueza está a ser destruída", salientou.

Para além do pinhal, as chamas esta manhã rodearam várias aldeias e lugares do concelho, obrigando à retirada de alguns habitantes de casas mais isoladas e próximas das linhas de fogo. Foi o que aconteceu em Várzea, Carrazedo de Ermelo e Paço.

"Estamos a falar de uma zona que tem, tinha, uma mata de pinhal muito densa, com algumas habitações isoladas e, em alguns casos, as pessoas tiveram que sair até a passagem do fogo", referiu.

Agora, de acordo com Humberto Cerqueira, esses populares "irão calmamente regressar às suas habitações".

O autarca referiu que um armazém agrícola foi consumido pelas chamas.

Durante a tarde, com a chegada de dois aviões bombardeiros pesados franceses., que reforçaram os meios de combate, Humberto Cerqueira acredita que a "situação possa melhorar".

O vento forte também não ajudou à ação dos operacionais no terreno. "As condições atmosféricas ainda adversas mas melhoram. De qualquer maneira a situação é muito complicada", frisou.

De acordo com a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), no combate às chamas neste incêndio que deflagrou na zona de Fervença, Parque Natural do Alvão, estão 252 operacionais e 85 veículos.

Para este incêndio foram acionados grupos de reforço de Castelo Branco, Coimbra e Leiria.

Já há mais de uma semana que esta zona do Alvão é atingida por fogos, que consumiram essencialmente mato.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.