Paulo Bento lembra margem de erro esgotada e pede mudança de "chip"

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 mai (Lusa) -- O selecionador português de futebol, Paulo Bento, referiu hoje que "há que mudar o 'chip' quanto à temporada", terminada para uns e a terminar para outros, e lembrou que está "esgotada a margem de erro" da seleção.

No dia em que divulgou os convocados antes do jogo de qualificação para o Mundial2014 com a Rússia, agendado para 07 de junho, no Estádio da Luz, em Lisboa, Paulo Bento focou-se nos pontos e na luta pelo apuramento.

"É fundamental conseguir três pontos para aquilo que é o nosso objetivo, sem pensar em outros aspetos. Não será por mais um jogo que se notará cansaço, há que mudar o 'chip' quanto à temporada que fizeram e concentrar no compromisso", referiu.

Paulo Bento analisava assim o facto de o jogo chegar em final de época, lembrando que desde que está à frente da seleção ainda não conseguiu definir qual o melhor período para os trabalhos da equipa.

Para o treinador, a seleção fará tudo o que estiver ao seu alcance para "estar no Brasil", num momento em que é terceira no apuramento, com os mesmos 11 pontos e seis jogos do que Israel, enquanto a Rússia lidera (12 pontos em quatro jogos).

Claro para o técnico é que Portugal "esgotou a sua margem de manobra", com erros ao longo do trajeto, mas acredita ainda ser possível fazer um apuramento à semelhança da maioria dos alcançados (entre os 23 e 24 pontos).

"Podemos fazer 23 pontos, mas se formos ver de 1996 para cá normalmente andamos no grupo dos 23/24 pontos. Em situações com Scolari fizemos 30/36. Normalmente desperdiçamos oportunidades que nos colocam nesta situação, foi no passado e é algo que queremos alterar".

O técnico deixou claro que Portugal, com os russos, não fará "grandes alterações à forma de jogar".

"Independentemente de podermos fazer uma avaliação dos jogos que nos correram menos bem, continuo a pensar que temos uma identidade e que não faz sentido mudar", sustentou, acrescentando que Portugal assumirá a iniciativa do jogo.

A Rússia -- com a qual Portugal perdeu 1-0 em Moscovo - é, segundo o técnico português, uma equipa que "comete poucos erros", mas que não virá à Luz com uma estratégia "para não perder".

"Poderá é jogar com uma estratégia em função de ter um ponto a mais e dois jogos a menos. Jogar com alguma segurança em função da posição que tem na tabela classificativa, mas não espero que seja muito diferente do que tem sido e do jogo que efetuamos em Moscovo", referiu.

Nos 25 convocados, Paulo Bento "estreou" o médio sportinguista André Martins, um jogador que disse estar referenciado.

"[É] Um jogador do ponto de vista ofensivo com muita qualidade técnica, um jogador, em termos de transição ofensiva, com muita velocidade na condução de bola, um jogador com uma capacidade para dar profundidade ao jogo da equipa", justificou.

De regresso à lista está Nani, extremo do Manchester United, que Paulo Bento reconhece ter tido uma época intermitente, também por motivos físicos, e que será avaliado durante o estágio, de forma a ver a condição em que estará.

"Nas últimas semanas não teve em competição, mas temos obrigação de esgotar todas as possibilidades e ver se estará apto para jogar, veremos em ritmo e termos físicos", disse o selecionador.

Fora da equação ficou André Almeida, um polivalente do Benfica, mas Paulo Bento lembrou que são alguns os jogadores observados e que optou por sete jogadores para a zona mais recuada.

"Neste momento optámos por sete elementos, quatro centrais e três laterais, sendo que Sílvio pode ser esquerdo e direito, o Ruben Amorim pode ser direito, Veloso pode jogar na esquerda. O Ricardo Costa e Sereno também podem, a polivalência pode ajudar-nos", explicou.

Com Pepe castigado o técnico também não revelou qual a solução para o eixo da defesa, muito provavelmente ao lado de Bruno Alves: "temos uma ideia já definida da forma como queremos jogar e definiremos mais perto as opções a tomar".

A seleção ainda defrontará, após o jogo de qualificação com a Rússia, a Croácia, a 10 de junho no Estádio Genève, na Suíça, numa fase em que o selecionador já só contará com 23 jogadores, dispensando dois.

"Tem a ver com jogo de preparação, é uma data FIFA, teremos 25 jogadores nesta convocatória, muito possivelmente ficaremos com 23 para jogo com a Croácia. Logo veremos as opções que tomaremos", concluiu.

A seleção concentra-se na próxima quarta-feira para iniciar a preparação para a receção de 07 de junho à Rússia, mas apenas contará com a totalidade dos jogadores -- os nove que alinham em Espanha -- a 03 de junho.

RPM/LG // NF.

Lusa/fim.

+ notícias: Desporto

Ricardo Ares: "Vamos dar tudo o que temos"

Ricardo Ares projetou a final 4 da Taça de Portugal, que se disputa este fim de semana em Barcelos e arranca com um FC Porto-Oliveirense (sábado, 12h00).

Tudo preparado para receber as eleições do FC Porto 2024-2028

O Estádio do Dragão já está pronto para receber as eleições dos órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, que têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.

A perder por dois, Gil Vicente empate frente ao Arouca depois dos 90 minutos

O Gil Vicente-Arouca, que arrancou pelas 20h15, abriu a 31ª jornada da primeira liga e acabou empatado a duas bolas. Os arouquenses estiveram a vencer por duas bolas a zero mas a equipa de Tozé Marreco conseguiu dar a volta no resultado e marcar dois golos já após os 90 minutos.