Buscas da PJ à Câmara de Braga fazem um detido suspeito de corrupção e extorsão

| Norte
Porto Canal

A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje um funcionário da Câmara de Braga, informou aquela autarquia, num comunicado em que frisa que "a batalha contra a corrupção" no município "continuará a ser travada todos os dias".

Actualizado 08-07-2015 12:37

No comunicado, o município acrescenta que a detenção ocorreu na sequência de um processo de investigação da Polícia Judiciária de Braga "que decorre há vários meses".

Outra fonte ligada ao processo disse à Lusa que em causa está um funcionário da área do Urbanismo, mais concretamente do setor de taxas e licenças.

Corrupção e extorsão serão os crimes por que estará indiciado.

Também em comunicado, a Polícia Judiciária anunciou hoje que, para além do funcionário da Câmara de Braga, foi também detido um arquiteto, no âmbito de uma investigação por corrupção, tráfico de influências, fraude fiscal, branqueamento de capitais e falsificação de documento.

Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) refere que deu cumprimento a dois mandados de detenção e a várias buscas, domiciliárias e não domiciliárias, assim como ao arresto e apreensão de bens.

Os detidos, um funcionário camarário e um agente técnico de arquitetura e engenharia, respetivamente com 54 e 48 anos, vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das respetivas medidas de coação.

O município, no seu comunicado, refere que o funcionário foi detido "para interrogatório".

A câmara garante que o executivo municipal "tudo fez e fará" para que a relação dos bracarenses com a autarquia "seja assente numa base de total confiança e transparência, de equidade de acesso e de lisura de procedimentos em todas as áreas de intervenção do município".

Aos colaboradores do município, o executivo de Ricardo Rio diz que "jamais permitirá que se confunda a árvore com a floresta e que eventuais más condutas de uns poucos possam pôr em causa a credibilidade da instituição e a dignidade dos seus profissionais, sendo que tais práticas serão disciplinarmente punidas sem qualquer tipo de atenuantes, e sem prejuízo dos efeitos cíveis e criminais que das mesmas possam resultar".

"A batalha contra a corrupção no Município de Braga continuará a ser travada todos os dias, tendo como aliados o executivo municipal, os colaboradores da autarquia, os cidadãos e as instâncias judiciais", remata o comunicado.

 

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.