Câmara de Braga admite que poderá haver mais funcionários envolvidos em corrupção

Câmara de Braga admite que poderá haver mais funcionários envolvidos em corrupção
| Norte
Porto Canal

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, admitiu hoje que poderá haver mais funcionários municipais envolvidos num alegado processo de corrupção relacionado com legalização de obras no concelho.

"Poderá haver outros [funcionários municipais] envolvidos, poderá não ser um caso isolado", afirmou o autarca.

Ricardo Rio sublinhou que a investigação da Polícia Judiciária "continua a decorrer".

Na semana passada, a Polícia Judiciária (PJ) deteve um funcionário da Câmara de Braga, no âmbito de uma investigação por corrupção, tráfico de influências, fraude fiscal, branqueamento de capitais e falsificação de documento.

Trata-se de um funcionário do Departamento de Gestão Urbanística.

O juiz de instrução criminal no Tribunal de Braga determinou a suspensão de funções do arguido, proibindo-o ainda de contactar com os funcionários do Departamento de Gestão Urbanística, com os vereadores e com o presidente da câmara.

Também não pode frequentar as instalações da câmara.

Na mesma operação, a Judiciária deteve também um agente técnico de arquitetura e engenharia, a quem o juiz de instrução criminal impôs o pagamento de uma caução de oito mil euros no prazo de 10 dias, além de apresentações semanais na polícia.

Na altura das detenções, a Câmara de Braga emitiu um comunicado em que assegurava que o executivo municipal "tudo fez e fará" para que a relação dos bracarenses com a autarquia "seja assente numa base de total confiança e transparência, de equidade de acesso e de lisura de procedimentos em todas as áreas de intervenção do município".

"A batalha contra a corrupção no Município de Braga continuará a ser travada todos os dias, tendo como aliados o executivo municipal, os colaboradores da autarquia, os cidadãos e as instâncias judiciais", referia ainda o comunicado.

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.