Mais de 200 bombeiros combatem quatro fogos no Baixo Tâmega

| Norte
Porto Canal / Agências

Amarante, 28 ago (Lusa) - Mais de 200 bombeiros e outros operacionais, apoiados por 70 veículos, combatem, esta manhã, quatro incêndios que lavram no Baixo Tâmega, nos concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, segundo dados da proteção civil.

De acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil, o incêndio de maiores dimensões, que começou na madrugada de terça-feira, continua ativo, com uma frente, na zona de Murgido, Amarante.

No terreno, encontram-se 137 bombeiros, de várias corporações, com 36 veículos, mantendo-se o apoio do helicóptero que na terça-feira participou no combate às chamas.

Este incêndio, que está a consumir sobretudo zonas de mato, já teve três frentes ativas, ameaçando três aldeias da serra do Marão, que tiveram de ser protegidas pelos bombeiros.

Na terça-feira, a proteção civil local disse à Lusa que este é o maior incêndio do ano no concelho, tendo já consumido algumas centenas de hectares de área de mato e alguma floresta.

No concelho vizinho do Marco de Canaveses, deflagraram, na madrugada de hoje, dois incêndios florestais, o primeiro em Outeiro, Soalhães, e o segundo na serra de Montedeiras, freguesia de Manhucelos.

Nos dois fogos naquele concelho, encontram-se cerca de 80 bombeiros, apoiados por 22 veículos operacionais. O incêndio de Manhucelos tem três frentes ativas.

Em Soalhães os bombeiros têm de fazer face a duas frentes.

O incêndio que lavra em Baião, com três frentes ativas, está a consumir mato em Cimo de Vila, Viariz. No combate ao fogo encontram-se 21 bombeiros, apoiados por 21 viaturas.

Toda a região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega acordou hoje com uma densa cortina de fumo resultante dos vários incêndios ativos no distrito do Porto.

APM // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.