Presidente da Comissão Europeia declara-se contra um 'Grexit'

| Economia
Porto Canal / Agências
Estrasburgo, França, 07 jul (Lusa) -- O presidente da Comissão Europeia disse hoje, em Estrasburgo, França, que continua convicto de que se deve evitar uma saída da Grécia da zona euro e garantiu que vai continuar a trabalhar para que seja alcançado um acordo.

"Há alguns na União Europeia que, abertamente ou não, fazem campanha pela saída da Grécia da zona euro. Eu continuo a acreditar e vou sempre acreditar que se deve evitar uma 'Grexit'. Eu sou contra uma 'Grexit'", declarou Jean-Claude Juncker, durante um debate no Parlamento Europeu, centrado no referendo realizado no passado domingo na Grécia.

O presidente do executivo comunitário, que hoje ao final da tarde participará numa cimeira da zona euro, em Bruxelas, voltou a criticar as posições do Governo grego ao longo do processo, mas defendeu que é altura de se deixarem "egos de lado" e voltar à mesa das negociações, com "bom senso" e menos agressividade, afastando todavia o cenário de um compromisso ser alcançado já hoje.

ACC // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.