PS exige explicações sobre dados dos salários apresentados ao FMI

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 28 ago (Lusa) -- O líder parlamentar do Partido Socialista anunciou hoje que vai exigir que o primeiro-ministro esclareça "o mais rapidamente possível" se os dados disponibilizados ao FMI sobre a evolução dos salários em Portugal foram ou não falseados.

O Jornal de Negócios avança hoje que o FMI publicou gráficos para retratar a evolução dos salários em Portugal e defender a importância de mais cortes no setor privado que têm por base dados deturpados.

"A ser verdade, a confirmar-se, é de uma gravidade extrema porque impor sacrifícios com base em contas falsas é de facto absolutamente inaceitável", afirmou o socialista Carlos Zorrinho, em declarações à Lusa.

Assim, "o PS exige que o primeiro-ministro esclareça o mais rapidamente possível essa questão", frisou.

Segundo o Jornal de Negócios, a base de dados usada não contabiliza milhares de observações que davam conta de um aumento significativo do número de reduções salariais em Portugal no ano passado.

A instituição internacional, diz o Negócios, já sabe do problema, tendo explicado que se limitou a usar informação fornecida pelo executivo.

PM/PMC.

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.