Juncker diz que vitória do 'não' vai enfraquecer de forma dramática posição negocial grega

Juncker diz que vitória do 'não' vai enfraquecer de forma dramática posição negocial grega
| Economia
Porto Canal

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, advertiu hoje que uma vitória do 'não' no referendo de domingo na Grécia vai "enfraquecer dramaticamente" a posição negocial grega, e, mesmo em caso de triunfo do 'sim', as negociações serão "difíceis".

"O programa expirou, não há negociações em curso. Se os gregos votarem 'não', terão feito tudo menos fortalecer a posição negocial grega. A posição negocial grega será dramaticamente enfraquecida com um voto no 'não'", declarou, numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro luxemburguês, Xavier Bettel, no Luxemburgo.

Juncker acrescentou que, mesmo que vença o 'sim' (à proposta apresentada pelas instituições ao Governo grego), seguir-se-ão "negociações muito difíceis".

Mas "se os gregos votarem não, então a posição grega é dramaticamente enfraquecida", disse repetidamente ao longo da conferência de imprensa, quando confrontado com as recentes declarações do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, segundo o qual "quanto maior for a expressão do 'não' no referendo, maior será a posição do Governo quando as negociações forem retomadas".

Também Bettel, chefe de governo do Luxemburgo, que assume, desde a passada quarta-feira, e até final do ano, a presidência semestral rotativa da União Europeia, disse que "um 'sim' levará a negociações que não são fáceis, mas um 'não' levará a negociações ainda mais difíceis".

Apontando que o resultado do referendo do próximo domingo "terá consequências", Bettel defendeu que o que está em causa não é um voto a favor ou contra o Governo grego liderado por Tsipras.

"Aqui a questão é a posição da Grécia na Europa, a posição da Grécia no euro, o futuro do euro e o futuro da Europa", declarou, acrescentando que a consulta terá naturalmente consequências pois a vontade do povo grego será respeitada.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.