Reabertura de embaixadas de Cuba e dos Estados Unidos a 20 de Julho

Reabertura de embaixadas de Cuba e dos Estados Unidos a 20 de Julho
| Política
Porto Canal

As autoridades cubanas anunciaram hoje que a reabertura de embaixadas em Washington e em Havana, marco do restabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, está prevista "a partir de 20 de Julho".

Numa carta entregue hoje às autoridades cubanas, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama confirmou "a decisão de restabelecer as relações diplomáticas entre os dois países e de abrir missões diplomáticas permanentes nas respetivas capitais a partir de 20 de julho" próximo, anunciou o ministério dos Negócios Estrangeiros cubano, em comunicado.

Esta carta dirigida ao chefe de Estado cubano, Raul Castro, foi entregue esta manhã ao ministro dos Negócios Estrangeiros interino, Marcelino Medina, pelo chefe da seção de interesses norte-americana (Sina) em Cuba Jeffrey.

Raul Castro confirmou a abertura da embaixada cubana nos EUA, numa carta enviada a Obama, informou a televisão estatal da ilha.

As relações diplomáticas entre os dois países estavam suspensas desde 1961, após uma decisão do presidente norte-americano John F. Kennedy, na sequência de uma aproximação dos revolucionários castristas com a URSS e a confiscação dos bens norte-americanos.

Desde 1977, os dois países, separados apenas pelo estreito da Florida (sudeste dos), estão representados apenas através de seções de interesses em Washington e Havana, encarregadas de tarefas consulares.

A reabertura de embaixadas segue-se ao anúncio histórico, em dezembro, de uma reaproximação entre estes dois países, após mais de cinco décadas de hostilidade e desconfiança.

No final de maio, Washington levantou o principal obstáculo ao restabelecimento de relações diplomáticas, ao retirar Cuba da "lista negra" norte-americana de Estados que apoiam o terrorismo.

 

 

 

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.