Novo diretor-geral das Artes Carlos Moura Carvalho assume hoje funções

| País
Porto Canal / Agências
Lisboa, 01 jul (Lusa) - O novo diretor-geral das Artes, Carlos Moura Carvalho, e a subdiretora, Joana Margarida Fins Faria, assumem hoje funções naquele organismo, responsável pela coordenação e execução das políticas de apoio às artes.

Contactado pela agência Lusa sobre a data em que a nova direção entra em funções, o gabinete do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, indicou hoje que "o despacho de designação tem a data de segunda-feira, dia 29 de junho, com efeitos a partir do dia 01 de julho".

Os dois novos responsáveis pela liderança da Direção-Geral das Artes (DGArtes) substituem nos cargos, respetivamente, Margarida Veiga e Mónica Guerreiro, que tinham sido nomeadas em janeiro deste ano, em regime de substituição, pelo secretário de Estado Cultura.

Carlos Moura Carvalho e Joana Margarida Fins Faria eram, desde há um ano, finalistas de um concurso realizado pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP), e acabaram por ser escolhidos pela tutela na semana passada, depois de notícias da RTP que indicavam irregularidades no processo.

Numa reportagem da televisão pública, o presidente da CReSAP, João Bilhim acusava a tutela de estar a adiar ilegalmente a escolha dos dois dirigentes, quando os finalistas já tinham sido apurados em curso há mais de um ano.

Por seu turno, o gabinete do secretário de Estado negou a ilegalidade da situação, argumentando que Margarida Veiga e Mónica Guerreiro "foram designadas a título provisório, isto é, em regime de substituição".

O gabinete alegou que a nomeação provisória estava ligada a uma reestruturação orgânica que estava curso e que "teria efeitos nas atribuições e competências da DGArtes, alterando os pressupostos com base nos quais foram lançados os concursos".

A reestruturação, no entanto, nunca chegou a ser finalizada, e a tutela da cultura justificou depois que, "recentemente, foi tomada a decisão de não avançar com a reestruturação em face da dimensão da mesma, transversal a vários serviços e organismos".

O gabinete justificou ainda que a decisão está ligada "ao facto de a preparação ter sido mais longa que o previsto, ter levado a que o seu desenho final fosse concluído numa data que se considerou extemporânea".

Depois de anunciar que, neste contexto, seria "retomado o procedimento de designação", foram nomeados na sexta-feira os finalistas Carlos Moura Carvalho e Joana Margarida Fins Faria.

AG // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.