Opus Dei ganha poder no Montepio

Opus Dei ganha poder no Montepio
| País
Porto Canal (DYC)

Nomeação de José Félix Morgado, que é muito próximo do Opus Dei, como presidente do Montepio está a gerar discussão nas lojas maçónicas.

José Félix Morgado foi, esta quinta-feira, nomeado presidente do banco Montepio. O gestor é muito próximo do Opus Dei, uma organização da igreja cristã com quem a maçonaria mantém, há centenas de anos, uma espécie de guerra. A nomeação de José Félix Morgado para liderar o banco, que está historicamente ligado à maçonaria, foi confirmada esta quinta-feira durante uma assembleia geral e está a provar discussão nalgumas lojas maçónicas, segundo apurou o Diário de Notícias.

De acordo com uma fonte próxima do gestor, que foi presidente da Inapa, José Félix Morgado não será numerário nem supranumerário da Obra de Deus (tradução de Opus Dei), como são designados os membros da organização. No entanto, “faz parte de um grupo de católicos muito próximos” da instituição.

O Opus Dei foi fundado em 1928 pelo padre espanhol Josemaría Escrivá de Balaguer e, mais tarde, foi reconhecido e integrado na Igreja de Roma. Em Portugal a Obra de Deus terá pouco mais de 1500 membros que preferem manter-se no anonimato e, tal como os maçons, dizem ser discretos e não secretos.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.