Grécia: Tsipras encontra-se com credores na segunda-feira antes da cimeira da zona euro

| Mundo
Porto Canal / Agências
Redação, 21 jun (Lusa) - O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, vai reunir-se com os líderes da Comissão Europeia, do Eurogrupo, do FMI e do BCE na segunda-feira, antes da cimeira da zona euro para encontrar uma solução para a Grécia.

Segundo uma nota do gabinete do chefe de Governo da Grécia citada pela agência financeira Bloomberg, Alexis Tsipras vai reunir-se com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, com o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e com o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi.

O jornal diário grego Kathimerini, na sua edição em inglês, acrescenta que a reunião foi convocada pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e que o encontro vai ocorrer antes da cimeira da zona euro convocada de emergência para encontrar uma derradeira solução para a crise na Grécia, citando fonte governamental.

A menos de duas semanas de expirar o programa de resgate ao país e da data limite para este pagar 1,6 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional, ambos a 30 de junho, o Eurogrupo desta quinta-feira foi incapaz de chegar a um acordo que permita libertar fundos para Atenas e a situação está já num ponto em que começam a ser admitidos todos os cenários.

Nesse sentido, foi convocada uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da zona euro para segunda-feira (às 18:00 hora de Lisboa) e uma reunião extraordinária do Eurogrupo para o mesmo dia de manhã (11:30 em Lisboa).

SP // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.