Cistermúsica comemora 25 anos da classificação do Mosteiro de Alcobaça

| País
Porto Canal / Agências
Alcobaça, Leiria, 16 jun (Lusa) -- O Cistermúsica -- Festival de Música de Alcobaça comemora, nesta edição, os 25 anos da classificação do Mosteiro de Santa Maria, como Património da Humanidade, com um mês de espetáculos de música e dança marcados pela forte componente internacional.

O festival vai decorrer de 26 de junho a 26 de julho, em locais como o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, o Mosteiro de Cós e igrejas do concelho, mas, apostando igualmente na descentralização, alargando a programação cultural a outros municípios que "possuem património edificado de Cister", como Santarém, São Pedro do Sul, Lisboa e Coimbra, divulgou a organização.

Com "uma forte aposta na música antiga e na criação contemporânea", o Cistermúsica reúne em Portugal grupos e solistas de vários países, dos quais se destaca o Duo Amal, formado por um pianista israelita e outro palestiniano - Yaron Kohlberg e Bishara Haroni -, que, em Alcobaça, vão levar ao palco "um concerto pela Paz", explicou à Lusa a comunicação do Festival.

No âmbito da música barroca, a direção artística do festival destaca, na sua página na internet, a presença do grupo Los Temperamentos, que reúne músicos da Hungria, da Alemanha, do México e da Colômbia, para interpretar "um programa com música do Velho e do Novo Mundo: El Galeón 1600", sublinhou o mesmo responsável.

O grupo francês de música medieval Discantus, o coro de câmara Les Éléments e a Capella Duriensis são outras das formações a assinalar no festival, cuja programação marca ainda a estreia em Portugal dos ingleses Gould Trio.

Participando numa noite 'non-stop' no Mosteiro, com a Academia de Dança de Alcobaça, o Moscow Piano Quartet, que celebra 25 anos em 2015, fará, a 15 de julho, a estreia de uma obra encomendada aos compositor alcobacense Daniel Bernardes.

No que respeita à dança, a direção do festival destaca a primeira participação da Companhia Nacional de Bailado no Cistermúsica, que conta ainda com uma programação paralela, o Cistermúsica Júnior, que procura atrair um público mais jovem e famílias.

"Chegar ao mais vasto público" é precisamente um dos objetivos do festival que abre com a cantata "Carmina Burana", de Carl Orff, e encerra com o Requiem de Mozart, na Nave Central do Mosteiro, pela orquestra Sinfonietta de Lisboa, o Coro Ricercare e um grupo de solistas.

Organizado pela Academia de Música de Alcobaça e pela autarquia, o festival que hoje foi apresentado à imprensa atrai anualmente entre os quatro e os cinco mil espetadores que podem assistir aos concertos nas igrejas gratuitamente e, no mosteiro e salas de espetáculos, a preços que oscilam entre os três e os dez euros.

A qualidade do festival, que tem como diretor artístico o compositor Alexandre Delgado, foi já este ano reconhecida com a atribuição do selo de qualidade do Europe for Festivals, Festivals for Europe (EFFE), que selecionou o Cistermúsica entre 875 candidaturas (das quais 74 portuguesas) de 31 países europeus.

O selo é atribuído a eventos que têm o compromisso artístico de envolver as suas comunidades locais e preservar a perspetiva europeia e mundial.

DYA // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.