Dois aviões franceses ajudam a combater o incêndio em Vila Real
Porto Canal / Agências
Vila Real, 23 ago (Lusa) -- Dois aviões canadair franceses foram acionados para o combate ao incêndio de Soutelinho do Mezio, que começou em Vila Pouca de Aguiar e se alastrou a Vila Real, onde arderam alguns palheiros e ovelhas.
O fogo em Vila Pouca de Aguiar, que deflagrou às 07:39 de quinta-feira, é o que concentra as maiores atenções no distrito de Vila Real.
De acordo com a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), no combate às chamas estão mobilizados 152 operacionais e 35 viaturas, um helicóptero e, agora, os dois aviões canadair franceses.
Foi ainda acionado o grupo de reforço para combate a incêndios da Guarda.
Este fogo lavra em três frentes, rondando as aldeias da Samardã, Vilarinho da Samardã, Gralheira e Águas Santas, localidade onde as chamas atingiram alguns palheiros e mataram algumas ovelhas.
No distrito de Vila Real há ainda incêndios ativos em Outeiro Seco, Chaves, onde, segundo o presidente da Câmara, João Batista, as chamas estiveram muito perto das habitações, tendo, inclusive, chegado a alguns quintais e jardins.
Para este teatro de operações, foram mobilizados 35 operacionais, a maior parte dos quais sapadores florestais, que contam com o apoio de 14 viaturas.
Está ainda ativo um fogo em Rio Torto, Valpaços, que lavra em duas frentes e está a ser combatido por 11 bombeiros e três viaturas.
Em Vale Egua/Jou, concelho de Murça, verificou-se uma reativação do incêndio que foi dado como dominado às 06:50 desta manhã.
No combate a este incêndio, que deflagrou às 12:11 de quarta-feira, estão 24 bombeiros, que contam com o apoio de seis viaturas.
Há ainda um outro fogo em Boticas, que arde desde às 16:00, que mobiliza 18 operacionais, dois veículos e um helicóptero.
PLI // MSP
Lusa/Fim