Reclusos aumentam 20,6% em quatro anos, maior subida entre as mulheres

Reclusos aumentam 20,6% em quatro anos, maior subida entre as mulheres
| País
Porto Canal

O número total de reclusos nos estabelecimentos prisionais aumentou 20,6 por cento em quatro anos, sendo a subida mais significativa entre as mulheres, indica a Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ).

Actualizado 03-06-2015 16:31

As estatísticas da DGPJ sobre os reclusos nos estabelecimentos prisionais entre 2010 e 2014 referem que o número total de presos passou de 11.613 para 14.003 em quatro anos, significando um aumento de 20,6 por cento.

Contudo, adianta a DGPJ, esse aumento "não é uniforme", tendo sido de 34,1% nos reclusos do sexo feminino e de 19,8% nos presos do sexo masculino.

Nos últimos quatro anos, verificou-se "um ligeiro aumento" nos reclusos com mais de 40 anos e uma diminuição nos restantes escalões etários, avançam os dados disponíveis na página da internet da DGPJ, sublinhando que a categoria mais representativa é a dos presos entre os 25 e os 39 anos, apesar de ter registado uma ligeira diminuição entre 2010 e 2014, passando de 51,2% para 49,6%.

Já os reclusos entre os 40 e os 59 anos são a segunda categoria mais representativa e, em quatro anos, passaram de 32,8% para 35,5% do total.

Os dados indicam também que 77 por cento dos reclusos tem o ensino básico, registando-se, entre 2010 e 2014, uma ligeira diminuição dos presos com graus de instrução inferiores ao do ensino básico e, em contrapartida, um ligeiro aumento dos reclusos com o ensino secundário.

Nos últimos quatro anos, os reclusos que cometeram crimes contra a vida em sociedade aumentaram 2,1 pontos percentuais e, em sentido contrário, diminuíram os presos por droga (mais dois pontos percentuais) e crimes contra pessoas (menos 1,9 pontos percentuais).

A DGPJ avança ainda com dados sobre o número total de jovens internados em centros educativos entre 2010 e 2014, que diminuíram 13,7 por cento, passando de 229 para 195 em quatro anos.

Segundo aquele organismo do Ministério da Justiça, esta diminuição é devida a uma redução de 16,3 por cento no número de jovens internados do sexo masculino, ainda que acompanhada de um aumento de 8,7% de raparigas internadas.

Nos últimos quatro anos, diminuíram os adolescentes internados com idades iguais ou inferiores a 17 anos, redução que é contrabalançada pelo aumento de jovens com mais 18 anos.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.