Barcelos Medieval proporciona a peregrinos travessia do rio à moda antiga

| Norte
Porto Canal (JYL)

Os peregrinos a Santiago de Compostela que vão passar por Barcelos entre esta quinta-feira e domingo terão a possibilidade de atravessar o rio Cávado com a ajuda de um barqueiro, revivendo os tempos medievais. Os peregrinos poderão experimentar também o lava-pés e assistir à queimada galega.

Actualizado 01-06-2015 12:00

Desta forma os peregrinos serão “elementos vivos” de mais uma edição de “Barcelos Cidade Medieval”, uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal e da Associação Burgo Divertido, que arranca na quinta-feira prolongando-se até domingo.

O município sublinhou em comunicado que o evento, este ano, “tem uma importância especial”, porque se comemoram os 500 anos da concessão do Foral Manuelino à cidade de Barcelos. O casco antigo da cidade vai recuperar vivências de outras épocas, levando os visitantes a uma viagem no tempo, que lhes permitirá redescobrir a gafaria, a judiaria e as ruas de mercadores. Será assim “uma fiel recriação”, que contará também com explicações históricas e visitas guiadas à Terra Condal.

Nas ruas vão poder ver-se artesãos de várias artes e ofícios, mercadores e taberneiros da época quinhentista, para celebrar a atribuição do foral com torneios medievais (liça), torneios de tiro com arco, diversões e jogos medievais, cortejo, demonstrações de falcoaria, cavalaria, cuspidores de fogo e muita música. Destacando-se o acampamento militar no Paço dos Condes de Barcelos, o torneio medieval/justas e a recriação do cerco ao Castelo de Faria.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.