Governo apressa candidatos à TAP para resolver a venda

Governo apressa candidatos à TAP para resolver a venda
| Economia
Porto Canal (JYL)

Pires de Lima quer que Efromovich e Neeleman se apressem, enquanto trabalhadores e sindicatos da TAP aguardam para conhecer o plano de reestruturação.

O Governo pretende mesmo fechar o processo de privatização da TAP no final da primeira quinzena de Junho e, para isso, Pires de Lima diz que é preciso que os candidatos "dêem corda aos sapatos para melhorar as suas propostas".

A declaração, proferida em Espanha, ocorreu no dia em que o Governo começou a negociar com Germán Efromovich, dono da Avianca, a melhoria da oferta de compra da transportadora nacional.

Esta quarta-feira há nova reunião, desta vez com David Neeleman, o dono da Azul. Sem melhorias, a venda da companhia não avança.

O objectivo é que a propostas melhorem tanto a nível estratégico como de capitalização da companhia. Espera-se, no entanto, poucas melhorias ao nível do encaixe para o Estado, uma vez que a companhia aérea de bandeira está descapitalizada e com uma dívida superior a mil milhões de euros.

+ notícias: Economia

Marca romena lidera venda de carros em Portugal pela primeira vez este ano

A marca romena, do grupo Renault, foi quem mais carros vendeu em Portugal no mês de abril. A Dacia vendeu 1.484 novos veículos subindo ao pódio das vendas no quarto mês do ano. Em segundo lugar está a Mercedes-Benz, com 1.375 novas matrículas e no terceiro posto a Volkswagen, com 1.291 automóveis vendidos.

Más notícias para o crédito à habitação. Taxas Euribor com novas alterações

A taxa Euribor subiu hoje a três, a seis e a 12 meses face a terça-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.