Secretário-geral da ONU preocupado com implicação de Hezbollah na Síria e risco para o Líbano

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nações Unidas, 27 mai (Lusa) -- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, manifestou, este domingo, a sua preocupação relativamente à implicação do movimento radical libanês Hezbollah na guerra da Síria e a uma eventual extensão do conflito ao Líbano.

Ban Ki-moon está "profundamente preocupado" com um maior envolvimento na luta da Síria reconhecido pelo movimento, e com o risco de propagação do conflito ao Líbano, palco de crescente tensão na última semana, informou o porta-voz do secretário-geral das Nações Unidas.

Em comunicado, o responsável recordou que Ban Ki-moon se opôs repetidamente ao envio de armas e de combatentes de fora da Síria para qualquer das fações envolvidas, apelando ao respeito da integridade territorial síria por todos os países da região.

Numa altura em que se aceleram preparativos para a conferência internacional de Genebra sobre o conflito na Síria, promovida pelos EUA e pela Rússia, o secretário-geral da ONU instou todos os países, organizações e grupos a pararem de apoiar a violência na Síria, usando a sua influência para tentar pôr fim à "tragédia" que se vive no país.

Ban Ki-moon expressou também a sua inquietude relativamente ao grau de violência dos confrontos da semana passada, sobretudo na cidade de Qussair, no centro da Síria, instando as partes a cumprirem as suas obrigações ao abrigo do direito internacional.

O Líbano é oficialmente neutral em relação ao conflito na Síria. O Hezbollah apoia o regime sírio, mas a generalidade dos partidos da oposição libanesa apoia a oposição a al-Assad.

DM (MDR) // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.