Governo quer um maior controlo na protecção de crianças por parte do Ministério Público

Governo quer um maior controlo na protecção de crianças por parte do Ministério Público
| País
Porto Canal (JYL)

O Governo pretende fazer uma reforma geral que irá abranger todo o sistema de protecção de crianças e o regime jurídico de adopção. A ideia é que as crianças não se eternizem no sistema de protecção e que o Ministério Público (MP) avalie de forma mais precisa os casos.

Nenhuma criança poderá ser acompanhada por uma Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) por mais de 18 meses sem que o seu caso seja analisado pelo MP. Só assim pode haver um maior controlo em relação às medidas que estão a ser tomadas para um caso em concreto, ou se por outro lado existem outras mais adequadas, Mais precisamente em relação à retirada de crianças às famílias biológicas tendo em vista um encaminhamento para adopção, defende o governo.

Um dos maiores interesses é reforçar os mecanismo de controlo e avaliação de protecção aplicadas pelas CPCJ. Até ao momento este tipo de controlo por parte do MP, com prazo definido, não havia. Esta é uma das mudanças aprovadas em Conselho de Ministro, nesta quinta-feira.

O Governo acredita que é possível melhorar os procedimentos de adopção. A proposta aprovada em Conselho de Ministros passa logo por definir que 2 meses será o período máximo que um processo pode ter. Ou seja, por exemplo, os candidatos a pais adoptivos devem ser avaliados e seleccionados em seis meses e a decisão da Segurança Social sobre se a criança é ou não adequada para a família candidata deve ser tomada em 15 dias. A fase de ajustamento entre candidatos e a criança não deverá ser superior a seis meses.

+ notícias: País

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Pescadores podem voltar a capturar sardinhas em Portugal a partir de hoje

Os pescadores podem, a partir desta quinta-feira, voltar a pescar sardinhas em Portugal, com um limite máximo anual de 29.560 toneladas, mais de 66% da quota atribuída à Península Ibérica.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".