Tom "pesado" da economia mundial predomina entre os 41 filmes do Arouca Film Festival

| Norte
Porto Canal / Agências

Arouca, 21 ago (lusa) - O Arouca Film Festival arranca a 13 de setembro e terá em competição 41 filmes que a organização diz dominados pelo uso do mais recente equipamento cinematográfico e pelo recurso a temas "mais pesados" da conjuntura socioeconómica mundial.

Prolongando-se por três dias, esta é a 11.ª edição do evento e o respetivo júri avaliou na fase de pré-seleção 300 obras de diversos países, distribuindo agora as selecionadas pelas categorias de documentário, ficção, videoclip, animação e experimental.

João Rita, diretor do festival, declarou à Lusa que entre os filmes a concurso se nota este ano "uma forte e crescente aposta a nível técnico e visual, no que se destaca o uso das mais recentes câmaras e lentes - ferramentas que agora estão mais acessíveis ao público - e a adoção de temas mais pesados da situação económica e social mundial".

Esse responsável defende, aliás, que o elevado grau de qualidade das obras em competição é um dos aspetos que demonstra a evolução registada no Arouca Film Festival ao longo de 11 edições. A esse fator junta-se ainda o gradual aumento do número de espectadores durante o certame e o seu crescente "nível de exigência perante os filmes".

"O festival tornou-se um dos eventos mais importantes do concelho, com a capacidade de projetar o nome de Arouca por todo o território nacional e mundo fora", garante João Rita. "São muitas as pessoas que nos visitam e que ficam a conhecer a região, não só durante os três dias em que o festival decorre, mas também ao longo de todo o ano".

Cátia Camisão, que também integra a direção do evento, realça que um dos objetivos do certame era precisamente "atrair e formar novos públicos, e também apoiar e promover obras recentes e produções independentes, dando destaque não só aos cineastas já consagrados a nível mundial, mas também ao trabalho de realizadores em início de carreira".

"São vários os casos que demonstram esta nossa capacidade de lançar e fortalecer carreiras de sucesso", afirma essa responsável. "A produção local é disso exemplo, uma vez que, a cada ano que passa, o número de produções oriundas da região de Arouca tem aumentado exponencialmente, assim como o seu grau de qualidade".

Além da competitiva envolvendo 41 filmes de Portugal, Espanha, França, Suécia, Estados Unidos, Brasil, Alemanha, Irlanda e Rússia, o Arouca Film Festival de 2013 integra ainda encontros com realizadores, debates, workshops, exposições, um concurso de curtas-metragens e um programa de animação com dança, teatro e música.

Para Cátia Camisão, o evento demonstra assim "dinamismo e inovação", razões pelas quais "tem sido capaz de, ano após ano, conquistar o seu espaço e firmar a sua posição no panorama dos festivais portugueses".

AYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.