Obesidade aumentou em Portugal

Obesidade aumentou em Portugal
| País
Porto Canal (JYL)

A Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, a propósito do dia Nacional de Luta Contra a Obesidade (que se assinala no sábado), alertou os portugueses em relação ao aumento da doença em Portugal.

A modificação da estrutura das cidades afastou várias pessoas para os subúrbios, deixando menos tempo para a prática de actividade física, alertou David Carvalho, presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade.

A propósito do dia nacional de luta contra a obesidade, no sábado , o presidente disse em declarações à agência Lusa, que a situação de Portugal nesta matéria "é preocupante", com o país a ter das mais altas taxas de obesidade infantil da União Europeia, e também das mais altas em relação aos adultos.
David, afirmou ainda que Portugal tem um milhão de adultos obesos, e que a situação piorou com a mudança da estrutura das cidades, associada a uma alteração de comportamentos.

“Há mais consumismo e menos disponibilidade para a actividade física. As pessoas passam muito tempo nos transportes, têm uma vida mais sedentária, uma tendência para refeições rápidas e ricas em gordura”, disse.

O presidente sublinhou que actualmente o número de pessoas que praticam exercício físico não aumentou e que "é difícil chegar aos inactivos", reforçando que o importante é haver condições para que as pessoas pratiquem algum exercício a caminho do emprego.

David Carvalho considera que os portugueses têm uma dieta rica em gorduras, deixando de lado as leguminosas, "hoje feijão e grão é comida de pobre". Ao contrário dos países nórdicos, que tinham maus hábitos alimentares mas que conseguiram modifica-los, os países do sul da Europa “fizeram ao contrário”, explica o presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade.

E é preciso, defendeu, uma mudança que começa com os mais jovens: “somos modelos para os nossos filhos, se os adultos deixarem de comer sopa as crianças também não a comem”.
“Num supermercado o que está ao nível dos olhos das crianças não é a fruta, são os chocolates e os rebuçados. As crianças bebem refrigerantes diariamente, o que devia de ser para um dia de festa é um hábito diário. É importante passar imagens positivas da água, de que beber água é bom”, continuou.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.