Ogier está na corrida e pode igualar recorde de triunfos de Markku Alén

| Desporto
Porto Canal (JYL)

O actual bi-campeão mundial, Sébastian Ogier, venceu quatro das últimas cinco edições da prova portuguesa e poderá igualar o recorde de triunfos do finlandês Markku Alén.

Markku Alén e Sébastian Ogier podem não ter algo em comum, além do sucesso desportivo na mesma modalidade. No entanto, existe algo que une os dois: Portugal. Foi aqui que ambos conseguiram a primeira vitória no WRC. No último dia da edição do Vodafone Rali de Portugal 2015, a ligação pode apertar ainda mais caso Ogier consiga igualar o recorde de cinco vitórias que fizeram de Alén a lenda entre os adeptos portugueses.

Os pilotos realizam esta quinta-feira, depois do shakedown, o primeiro troço cronometrado, uma superespecial em Lousada. Desde 1967 que o Rally de Portugal nunca deixou de acontecer e cumpre este ano a 49ª edição, 36 delas integradas no Campeonato do Mundo, um dos eventos mais emblemáticos.

No entanto, a maioria dos pilotos envolvidos tem pouca experiência nas estradas de terra por onde a corrida passará nos próximos dias, o que poderá trazer mais interesse. Desde 2001 que o rali estava afastado das regiões que passará nos próximos dias, como os distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga, Vila Real e com base em Matosinhos (Exponor).

A actual dirigente da Federação Internacional do Automóvel (FIA), Michèle Mouton, defende a nova localização da competição.

“Para mim, a casa do Rally de Portugal é o Norte. Há uma grande paixão pelo rali e não foi isso que vi no Sul. Fui uma das pessoas que lutaram para mudá-lo do Sul para o Norte para regressar às origens da competição”, afirmou a francesa, que é a única mulher a vencer uma prova do WRC.

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

FC Porto (Voleibol): O grito audaz das tricampeãs. Crónica de jogo

O FC Porto recebeu e bateu nesta quinta-feira o PV Colégio Efanor (3-2), no Dragão Arena, e volta assim a estar em vantagem na final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão (2-1), disputada à melhor de cinco.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.