Concelho sem fogos, bombeiros em trabalhos de rescaldo e vigilância

| País
Porto Canal / Agências

Funchal, 20 ago (Lusa) -- O concelho do Funchal está desde as 14:30 de hoje sem qualquer fogo e estão em curso apenas trabalhos de rescaldo e vigilância, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Municipais do Funchal.

"Às 14:30 passámos à fase de rescaldo. Não há nenhuma frente de incêndio ativa, mas só fase de rescaldo", explicou o chefe Jorge Sousa, dos Bombeiros Municipais do Funchal.

Segundo o responsável, "os bombeiros deverão ter pela frente mais dois dias de trabalho, porque as áreas que arderam são grandes e pode ocorrer algum reacendimento".

Jorge Sousa adiantou que neste momento estão no terreno oito viaturas das corporações dos Municipais do Funchal, Voluntários Madeirenses e de Câmara de Lobos, com 30 elementos, além de um autotanque da câmara, com dois funcionários.

"Estes homens estão na zona do Vasco Gil, Estrela e Barreira na freguesia de Santo António e no Lombo Jamboeiro e Cova, na freguesia de São Roque", acrescentou o chefe Jorge Sousa, referindo que se nota "um ligeiro arrefecimento da temperatura, o que facilitou o trabalho dos bombeiros e ajuda nesta fase de rescaldo".

As zonas altas do concelho do Funchal têm sido fustigadas por incêndios desde as 02:30 de sexta-feira. O fogo começou na freguesia do Monte, tendo alastrado para São Roque e Santo António.

Na madrugada de sábado, o Hospital dos Marmeleiros, no Monte, com cerca de 200 utentes, foi evacuado e dezenas de pessoas, na mesma freguesia, foram retiradas das suas casas.

A situação levou a Câmara do Funchal a ativar o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil às 18:00 de sexta-feira, que desativou às 12:15 de domingo.

Vinte casas, todas na freguesia do Monte, foram atingidas pelos incêndios, informou no domingo o presidente da câmara, Miguel Albuquerque, notando que em 11 a perda é considerada total.

Os incêndios provocaram também 21 desalojados.

SR // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.