Governo diz que sem investidor privado a TAP vai à falência

Governo diz que sem investidor privado a TAP vai à falência
| Economia
Porto Canal (JYL)

A providência cautelar que ameaçava a privatização da TAP foi travada. A 24 horas do prazo limite, o Governo acredita que a TAP não aguentará ficar mais tempo sem um investidor privado.

"Travar a privatização acarreta condenar a TAP a uma reestruturação ou insolvência", refere o documento, que contém mais de 30 pontos que ajudam a defender o projecto de venda, segundo o Dinheiro Vivo. O Movimento "Não TAP os Olhos", denuncia a existência de ilegalidades no caderno de encargos da TAP, que sendo aceites pelo tribunal, poderiam ter força para adiar o processo, a começar já pela entrega de propostas que têm de chegar até às 17:00 desta sexta-feira às mãos do Governo.

Pires de Lima, considera que a tentativa é "esquizofrénica"e "contraditória nos próprios termos", por "reclamar da ilegalidade de um caderno de encargos que se compromete a manter a TAP como uma empresa com sede em Portugal, com hubs portugueses e com um conjunto de obrigações de serviço público". Segundo o Governo, estes serviços ficariam ameaçados caso o processo fosse parado desde logo uma vez que os cofres da TAP estão vazios e há vários compromissos que não podem esperar.

"A privatização afigura-se como a salvação para um momento actual de quase ruptura", lê-se no documento, que fala em "stress de tesouraria", como João Cantiga Esteves, presidente da Comissão Especial de Acompanhamento da privatização, já tinha admitido no Parlamento.

A TAP tem uma dívida de 1062 milhões de euros, em que cerca de 700 são dívida bancária, e perdeu 35 milhões de euros com a greve de pilotos. Além de prejuízos de 46 milhões de euros no negócio de aviação, no ano de 2014. aviação, em 2014.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.