Governo está pronto para vender a TAP em duas semanas

Governo está pronto para vender a TAP em duas semanas
| Economia
Porto Canal (JYL)

O processo de privatização da TAP pode terminar ainda este mês com a escolha do vencedor duas semanas depois da entrega das ofertas de compra. Depois de conhecidas as propostas, o Governo será rápido na decisão.

Foi assim em 2012, e este é o cenário provável agora. Se não houver necessidade de renegociar as propostas, conhecidas até sexta-feira, o Governo será instantâneo na decisão, como já foi há três anos, revela o DN/ Dinheiro Vivo.

A corrida à compra da TAP, de momento, conta com pelo menos três candidatos, no entanto, tudo indica que deverão chegar apenas duas propostas efectivas à mesa do Governo: a de David Neelman (da Azul), e a de Germán Efromovich (da Avianca), já repetente na compra da companhia aérea portuguesa.

Paulo Kakinoff (dono da Gol), Pais de Amaral e Frank Lorenzo, também têm acompanhado o processo, mas o interessa pode não se traduzir numa oferta.

Até às 17:00 de sexta-feira, o Governo pode receber propostas. A expectativa é que se resolva rapidamente o processo e feche a venda de 66% da companhia, mais do que os 49% que António Costa estaria preparado para ceder se a privatização ocorresse num Governo liderado por ele, ainda este mês.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.