Grécia: FMI não pede alívio da dívida, mas não afasta essa possibilidade

| Mundo
Porto Canal / Agências
Washington, 05 mai (Lusa) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) indicou hoje que não está a pedir, neste momento, um alívio da dívida da Grécia, mas considerou que quanto mais Atenas se afasta do programa fixado, mais essa eventualidade deve ser considerada.

"Durante a reunião do Eurogrupo, em Riga, no mês passado, o FMI não insistiu numa flexibilização considerável da dívida como algumas informações na imprensa referem", indicou a instituição em comunicado.

O FMI apontou que "quanto maior for o afastamento entre as medidas decididas e os objetivos iniciais de 2012, maior será a necessidade de um financiamento suplementar e de uma redução da dívida para tornar essa dívida do país sustentável".

O representante do FMI Poul Thomsen sublinhou aos parceiros que é preciso considerar uma "troca" entre a aplicação de reformas e medidas de alívio da dívida e que a não aplicação das primeiras tornaria as segundas mais necessárias, explica o comunicado.

Esta declaração foi divulgada depois de Atenas ter afirmado que não espera chegar a acordo com os parceiros no Eurogrupo da próxima segunda-feira.

Em comunicado o governo grego considerou que as divergências entre os credores impossibilitam um compromisso e acusou a União Europeia (UE) e o FMI de seguirem "estratégias diferentes".

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.