Grécia vai pagar hoje 200 milhões de euros ao FMI

Grécia vai pagar hoje 200 milhões de euros ao FMI
| Mundo
Porto Canal

A Grécia vai pagar hoje ao Fundo Monetário Internacional (FMI) 200 milhões de euros em juros por créditos concedidos no âmbito dos resgates financeiros, confirmou à agência Efe uma fonte da Agência de Gestão da Dívida Pública grega.

O pagamento será efetivo às 16:00 locais da Grécia (14:00 em Lisboa), hora de abertura dos bancos em Nova Iorque, adiantou a mesma fonte.

Desde o início do ano, a Grécia já devolveu pontualmente todos os empréstimos previstos, no valor de 6.000 milhões de euros, segundo informações do Governo grego.

O último pagamento ocorreu a 09 de abril, quando Atenas devolveu 460 milhões de euros ao FMI.

Só em maio, a Grécia tem de pagar outra parcela do crédito no valor de 760 milhões de euros.

Contudo, os desembolsos maiores deverão ser efetuados em junho, julho e agosto, num total de mais de 21.000 milhões, entre pagamentos ao FMI, Eurosistema e vencimentos de títulos do Tesouro.

Apesar da quantia de títulos do Tesouro que vencem poder ser substituída por emissões de idêntica quantidade, a Grécia não pode emitir títulos adicionais porque o Banco Central Europeu (BCE) impôs um 'plafond' (limite) de 15.000 milhões de euros, que foi atingido já no ano passado.

O Governo de Alexis Tsipras tem continuado a pedir ao BCE para aumentar este 'plafond', o que, a ser possibilitado na reunião de hoje, permitiria à Grécia obter liquidez adicional.

No entanto, as regras do BCE estabelecem que o aumento do 'plafond' só seria possível se Atenas aplicasse as medidas do programa de resgate, que atualmente está bloqueado.

A Grécia prevê emitir hoje títulos do Tesouro a seis meses numa operação que deverá servir para substituir títulos que vencem na próxima sexta-feira, num total de 1.400 milhões de euros.

Desde agosto último, quando recebeu uma parcela do resgate, a Grécia tem-se financiado por si mesma e através de créditos de urgência do BCE.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.