Dezenas de espanhóis sem voo fazem fila no balcão da TAP em Madrid

Dezenas de espanhóis sem voo fazem fila no balcão da TAP em Madrid
| Economia
Porto Canal

A greve dos pilotos da TAP apanhou desprevenidos muitos passageiros que pretendiam voar hoje de Madrid para Lisboa ou Porto, originando uma fila de 70 pessoas rumo ao único balcão da companhia, para obter explicações ou alternativas.

A greve dos pilotos da TAP apanhou desprevenidos muitos passageiros que pretendiam voar hoje de Madrid para Lisboa ou Porto, originando uma fila de 70 pessoas rumo ao único balcão da companhia, para obter explicações ou alternativas.

Cerca das 9:20 (08:20 em Lisboa) a fila para o único balcão de atenção ao cliente da TAP no aeroporto internacional Adolfo Suárez, em Barajas (Madrid), chegava já às 70 pessoas, na sua maioria espanhóis.

Ao lado, no painel das partidas, as indicações a vermelho deixavam claro que não iriam voar para Lisboa ou Porto no horário que queriam. Ao contrário do primeiro voo da manhã, às 7:30, os voos das 9:30 da TAP e da SATA para o Porto estão cancelados, tal como o das 09:45 para Lisboa.

"Disseram-nos que podíamos cancelar a viagem ou voar para o Porto no próximo disponível, o das 16:00", contaram à agência Lusa três passageiras espanholas que iam passar o fim-de-semana grande à cidade do norte de Portugal.

Escolheram cancelar. "Íamos perder um dia completo", justificam.

Tal como a maioria dos passageiros da fila, estas três passageiras apenas se inteiraram que havia uma greve dos pilotos quando chegaram ao aeroporto e viram a informação nos painéis.

"Ainda ontem [quinta-feira] nos enviaram um e-mail para que fizéssemos o 'check-in'. Essa teria sido a altura ideal para nos avisarem", lamentou uma das passageiras que cancelou a ida ao Porto.

Um outro casal, com voo da TAP marcado para Lisboa, preferiu seguir no voo das 12:10, o próximo a descolar. Dizem que não têm medo de se atrasarem no regresso.

"Uma greve é mesmo assim, poderá ser desmarcada até ao momento em que temos voo marcado. Por isso arriscamos", realçou a passageira, que preferiu não dar o nome.

A informação disponível no site da gestora dos aeroportos espanhóis, a AENA, indica que os voos da TAP para Lisboa continuam marcados para as 12:10 e para as 19:10 (menos uma hora em Portugal).

Para o Porto continua marcado o voo das 19:10.

Os pilotos da TAP iniciaram à meia-noite uma greve de dez dias, por considerarem que o Governo não está a cumprir o acordo assinado em dezembro de 2014, nem um outro, estabelecido em 1999, que lhes dava direito a uma participação no capital da empresa no âmbito da privatização.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.