ONU lança apelo urgente a doações para sobreviventes do sismo no Nepal

| Mundo
Porto Canal / Agências
Katmandu, 30 abr (Lusa) - As Nações Unidas lançaram hoje um apelo urgente para que sejam feitas doações para os milhões de sobreviventes do sismo no Nepal, que enfrenta, agora um cenário de falta de alimentos, medicamentos e água potável.

Cinco dias depois do sismo de magnitude 7,8 atingir o país, causando cerca de 5.500 mortos e milhares de feridos, as dificuldades logísticas atrasam a distribuição da ajuda humanitária aos sobreviventes, desesperados e ameaçados pela fome e pela sede.

Tendo em conta a dimensão do desastre, a ONU lançou um apelo para a angariação de fundos no valor de 415 milhões de dólares (373 milhões euros) para dar resposta a emergências, considerando que 70.000 casas ficaram destruídas e 530.000 danificadas em 39 dos 75 distritos do país.

"Serão necessários três meses para responder às necessidades de ajuda de emergência, antes de se começar o processo de reconstrução", afirmou o coordenador das Nações Unidas para o Nepal, Jamie McGoldrick.

ISG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.