"Conflitos com terrenos" na origem dos homicídios na Póvoa de Varzim

"Conflitos com terrenos" na origem dos homicídios na Póvoa de Varzim
| Norte
Porto Canal

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje que as quatro mortes na Póvoa de Varzim ocorreram na sequência de "conflitos com a posse de terrenos e o recebimento das respetivas rendas", entre o alegado homicida e uma das vítimas.

Em comunicado, a PJ, através da Diretoria do Norte, refere que os conflitos já se vinham a arrastar "desde há algum tempo", entre o suspeito e a sua ex-companheira e familiares desta.

Fonte da mesma polícia adiantou à Lusa que o suspeito da autoria do quádruplo homicídio que ocorreu na Estela, Póvoa de Varzim, é levado às 14:30 de hoje ao juiz de instrução criminal de Vila do Conde.

O suspeito, de 44 anos, foi detido na quinta-feira, em Valença, assumindo a autoria do crime no momento da detenção, quando tinha em sua posse duas armas de fogo, "uma pistola 6.35 e um revolver 32", disse à Lusa o tenente-coronel Silva Ferreira, do Comando Territorial da GNR do Porto.

O crime ocorreu cerca das 09:00 e o suspeito, um empresário, de 42 anos, que, segundo a GNR, durante vários anos esteve ligado à área da comercialização de tetos falsos, foi detido cerca das 10:15, na autoestrada A3, em Valença.

Segundo fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, o suspeito foi detido "após ter sofrido um despiste" ao quilómetro 110 daquela autoestrada, no sentido Porto-Valença, a cerca de dois quilómetros da entrada da ponte internacional de Valença.

As quatro vítimas mortais, ex-mulher, ex-sogros e ex-enteado, tinham idades entre os 23 e os 70 anos.

A PJ acrescenta hoje que "o detido muniu-se com duas armas de fogo e dirigiu-se à residência das vítimas e, ao longo do percurso que fez pelo seu interior, foi disparando à queima-roupa sobre as vítimas e à medida que com elas se deparava".

No decurso das diligências efetuadas, acrescenta a PJ, "foram apreendidas seis armas de fogo, duas das quais utilizadas nos homicídios", bem como "centenas de munições".

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.