Treinador Vítor Oliveira reforça candidatura do PS em Matosinhos

| Política
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 16 ago (Lusa) - O treinador de futebol Vítor Oliveira foi hoje apresentado com mandatário para o desporto do candidato do PS em Matosinhos, António Parada, propondo-se "fazer mais e melhor do que aquilo que foi feito".

Vítor Oliveira e António Parada conhecem-se bem, são filhos de pescadores e cresceram na mesma rua, em Matosinhos, e o treinador afirmou que a candidatura socialista reúne "pessoas que poderão ser uma lufada de ar fresco" para o município, que desde sempre preferiu autarcas do PS.

O técnico é conhecido no meio futebolístico por ser um especialista em subir equipas da segunda divisão para a primeira, proeza que já conseguiu por seis vezes, a última das quais com o Arouca, na época passada.

Vítor Oliveira vai agora tentar fazer o mesmo com o Moreirense, que desceu da primeira para a segunda liga.

"Aceitei o desafio porque se queremos ter o sentido crítico da atividade política no nosso município ou no nosso país temos de participar. Não podemos ser críticos sempre de fora e tentar mudar as situações que estão menos bem", disse o treinador à agência Lusa, explicando desse modo por que aceitou fazer parte da equipa de António Parada.

O mandatário considera "mais fácil mudar as situações que estão menos bem quando se está dentro".

Se Parada for eleito presidente da Câmara de Matosinhos nas próximas eleições autárquicas, em 29 de setembro, Vítor Oliveira pretende documentar-se sobre "todas as necessidades" relativas à atividade desportiva municipal e "tentar potencializar aquilo que está bem e fazer ainda melhor".

António Parada espera que o mandatário "estruture tudo aquilo que é dinâmica desportiva, não só do futebol mas das outras modalidades".

O objetivo é "a ocupação a interação com a juventude" matosinhense, pondo-a a "praticar desporto".

"A motivação é essencial e alguém que é referência do futebol, como Vítor Oliveira, pode mais facilmente trazer as crianças para o desporto", justificou-se o candidato socialista.

Parada considera que, no plano desportivo, "há um afastamento" entre as coletividades e a Câmara Municipal.

"As coletividades têm sido marginalizadas, podendo ter um papel social muito importante", considerou.

O candidato disse ainda que "as coletividades não têm que andar a bater à porta da Câmara para serem recebidas e mendigar um pequeno apoio", sustentando que "tem de ser o presidente da Câmara a ir junto delas".

António Parada apresentou o mandatário para o desporto no campo do Futebol Clube de Perafita, cujo presidente, António Santana, lhe prometeu "os três pontos" eleitorais, apesar do candidato se ter assumido como "adepto do Leixões".

Parada entende, também, que "o concelho só tem a ganhar com o Leixões na primeira divisão", mas realçou que, se for eleito presidente da Câmara, não apoiará o futebol profissional com dinheiro saído do orçamento municipal "enquanto houver gente a passar fome".

Esse tipo de apoio, em sua opinião, dever ser garantido pelo tecido empresarial, prometendo, porém, que a Câmara terá "uma participação ativa" nesse processo.

Em Matosinhos, também estão na corrida eleitoral o atual presidente da Câmara, agora como independente, Guilherme Pinto, e os candidatos do PSD, Pedro da Vinha Costa, da CDU, José Pedro Rodrigues, do CDS, Manuel Maio, do Bloco de Esquerda, Fernando Queirós, e do Partido Trabalhista Português, Orlando Cruz.

AYM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.